Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 10 de janeiro de 2024.
Além das inspeções, os agentes de saúde orientarão os moradores quanto aos procedimentos para evitar a proliferação do mosquito (Foto: Divulgação)
Localizado no bairro Centenário, na região do Anhanduizinho, o Conjunto Residencial Iracy coelho Neto, nas suas três unidades I – II e III – receberá nesta quarta-feira (15) um verdadeiro batalhão formado por agentes de saúde designados pela Secretária Municipal de Saúde (Sesau), para o mutirão de combate ao mosquito da dengue.
De acordo com os dados obtidos através do Índice Rápido de Infestação (Liraa), o local é um dos maiores na região do Anhanduizinho, com situação real de risco de infestação da dengue.
Na região do Anhanduizinho, consta ainda o alto índice e com isso o risco de contaminação no bairro Alves Pereira.
De acordo com o levantamento, essas unidades apresentam índice de infestação acima de 3,9%, considerado de risco, sendo que nos residenciais Iracy Coelho Neto, o percentual registrado foi de 8,6%.
A ação a ser realizada nas áreas infestadas mobilizará nada menos que 280 agentes e a estimativa é de que, até sexta-feira (16), aproximadamente 19 mil imóveis sejam inspecionados nas sete regiões urbanas de Campo Grande.
Esse contingente será distribuído em várias equipes que atuarão de forma simultânea em 13 bairros fazendo a inspeção de imóveis, terrenos baldios, para identificação e eliminação de focos, além de recolhimento de materiais inservíveis potenciais criadouros do mosquito e orientação dos moradores.
Para ajudar a combater o mosquito da dengue chikungunya e zica, além de receber as orientações por parte dos agentes de saúde, é importante que o morador da residência receba de forma cordial os agentes e abra os imóveis. Para tanto, os mesmos deverão estar devidamente identificados através de crachá funcional.
LIMPEZA NO CONJUNTO
No entanto, o simples combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, não bastará apenas à ação e as orientações por parte dos agentes de saúde nas residências, pois como se sabe, o conjunto Iracy Coelho Neto, inaugurado em 1985, o Iracy Coelho Neto I inaugurado em 1987 e o Iracy coelho Neto II, inaugurado em 1988, nunca recebe3u nenhum tratamento diferenciado por parte das administrações públicas e certamente, as sujeiras existentes nas ruas, que por sua vez são escuras e esburacadas, de uma forma ou de outra, podem contribuir para a proliferação do mosquito transmissor das doenças acima citadas.
Pelos três núcleos do conjunto, já passaram diversos Vereadores e todos, elencaram os problemas existentes, sem que até o momento alguns dos mesmos citados pelos moradores tivesse sido solucionado.
É claro que, para a erradicação total do mosquito é exigido também uma ação por parte dos moradores que devem manter o cuidado quanto à limpeza da casa e do terreno, no entanto, a Prefeitura deve ter uma ação mais eficaz nessa limpeza.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.